Roma, 13 de agosto de 2020 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
Há mais de um mês, cerca de duzentos compatriotas retidos na Venezuela solicitam ao governo italiano uma intervenção extraordinária para favorecer sua repatriação.
Trata-se de uma emergência na emergência, considerando a gravíssima crise humanitária em que, há mais de vinte anos, vive aquele país.
Apesar das intervenções de associações italianas, órgãos de informação italiana no exterior, COMITES, CGIE e frente às próprias garantias do Embaixador Placido Vigo, até hoje não tivemos notícia de nenhuma iniciativa que possa em breve levar ao retorno desses nossos compatriotas.
Dentre eles, como lembrou ao quotidiano “La Nuova Bussola Quotidiana”, o senhor Luigi Emiliani como porta voz de muitos que, como ele, estão aguardando esse vôo humanitário, existem mulheres com crianças e mães que manifestaram seu desejo de darem a luz em seu país, a Itália.
A todos os italianos, no pleno respeito a todos os procedimentos e de todos os protocolos sanitários apresentados pelo governo, deve ser assegurada a possibilidade de retornar a sua pátria, ainda mais quando residem em países onde as condições sócio sanitárias são extremamente precárias.
Associo assim a minha voz à de todos os que nessas semanas quiseram colocar em evidência essa grave situação, ainda no aguardo de uma próxima definição. Mesmo no ferragosto, os direitos de nossos compatriotas, independentemente de seu local de residência, não devem entrar em férias!