Venezuela: domingo, 16 de julho, os venezuelanos serão convocados a defender a Constituição e a democracia com um plebiscito promovido pelo Parlamento. Fabio Porta (PD) apoia a iniciativa e convida os venezuelanos residentes na Itália a participar

bandeir_venezuela

Roma, 13 de julho de 2017 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

O povo venezuelano, dentro e fora das fronteiras do país, será convocado domingo próximo a participar do plebiscito convocado pela “Assembleia Legislativa da República Bolivariana da Venezuela”, sob iniciativa da MUD (Mesa de Unidade Democrática) para se manifestarem sobre alguns quesitos vitais para o futuro da democracia e o respeito dos princípios constitucionais.

Uma consulta popular plenamente legítima, segundo o que estabelece os  artigos 5, 333 e 350 da Constituição Venezuelana.

No centro do referendo popular, três temas cruciais para o futuro democrático do país: a proposta da Assembleia Constituinte apresentada pelo Presidente Maduro; o pedido às Forças Armadas para defenderem a Constituição e a legitimidade do Parlamento e a renovação dos poderes públicos segundo o previsto pela Constituição contextualmente, com a convocação de eleições em sufrágio universal que deem então vida a um governo de unidade nacional.

A Itália demonstrou nos últimos anos, e principalmente nos últimos meses, com o dramático agravamento da situação, estar próxima e solidária à luta do povo venezuelano pela defesa da democracia e da liberdade.

Seguem nesse sentido as várias resoluções aprovadas em maioria no Parlamento e a posição do governo italiano, empenhado seja em termo de concreto apoio aos nossos compatriotas que de apoio às quatro reivindicações à base dos protestos populares dos últimos meses (abertura de um canal humanitário, libertação dos presos políticos, defesa das prerrogativas do Parlamento e convocação de eleições em sufrágio universal).

Por esses motivos, o Partido Democrático italiano considera de grandíssima importância e significado a consulta organizada para o próximo dia 16 e convida os venezuelanos residentes na Itália a participarem para expressar livremente sua opinião sobre quesitos decisivos e fundamentais para o futuro de um país ao qual nos ligam vínculos de sangue além de uma longa história de cooperação e amizade.

Curta e compartilhe!