por Fabio Porta
“Um futuro promissor de oportunidades a serem aproveitadas e cultivadas”: com essas belíssimas palavras o novo Embaixador da Itália no Uruguay, Fabrizio Petri, expressou seu estado de ânimo e sua esperança, relativos à sua chegada a Montevideo e à sua importante missão naquele País.
Tenho certeza de que o novo chefe da missão italiano estará à altura de suas expectativas e, principalmente, daquelas da grande coletividade italiana no Uruguay; uma coletividade numerosa e igualmente significativa para o papel determinante que os italianos tiveram e continuam a ter em todos os níveis na sociedade uruguaiana.
Como já tive oportunidade de dizer ao novo Embaixador, a Itália pode jogar uma partida relevante no Uruguay e no Mercosur, a região latino-americana onde é mais forte a presença italiana e onde são maiores as complementariedades com o nosso País e a União Europeia.
A comunidade italiana, após alguns anos difíceis inclusive devido a uma série de problemas que tiveram também diretamente a ver com a nossa representação diplomática, merece uma atenção e um empenho especial por parte das nossas instituições e, em primeiro lugar, da embaixada.
O momento dos bons votos nunca é hora de polêmicas e, por esse motivo, quero limitar-me a expressar o meu mais sincero “bom trabalho” a Fabrizio Petri, um diplomata com uma esplêndida carreira que o honra e honra à Itália.