Participando também este ano do tradicional encontro de fim de ano, “Natale Insieme”, evento organizado pela comunidade italiana do Rio Grande do Sul na Universidade Católica de Porto Alegre, o Deputado Fabio Porta quis prestar uma devida homenagem a um acontecimento de grande importância: o reconhecimento oficial, sancionado pelo Ministério da Cultura do Brasil, de uma conferência internacional em Foz do Iguaçú, do Talian – a língua vêneto-brasileira preservada pelos ítalo-descendentes que vivem no sul do Brasil – como “patrimônio cultural não material do Brasil”.
Um reconhecimento histórico, o primeiro no Brasil dado a uma ‘língua minoritária’ e, ao mesmo tempo, uma conquista devida a anos de estudo e de empenho pela preservação dessa língua e de todo o conjunto de tradições culturais da grande emigração veneta no Brasil.
Nesse sentido, o Deputado Porta também quis prestar uma sincera homenagem à figura do padre Rovilio Costa, sem dúvida o maior historiador e estudioso dessa tradição linguística e cultural.
“Frei Roviglio” (assim era conhecido), falecido há poucos anos, até alguns anos atrás era um dos animadores e presença infalível no encontro “Natale Insieme”, juntamente com os promotores Antonio Alberto e Paolo Massolini.
Neste ano, o evento, do qual participaram quase quinhentas pessoas da capital e do interior do Rio Grande do Sul, foi também oportunidade para que muitas pessoas pudessem conhecer o novo Cônsul Geral Italiano, Nicola Occhipinti, que chegou há poucos meses em Porto Alegre.