ROMA\Aise\ – “A rede consular italiana está sofrendo. Necessário intervir para assegurar maiores recursos, humanos e econômicos, para ir de encontro às crescentes exigências, humanas e econômicas, de uma comunidade cada vez mais numerosa e exigente, principalmente na América do Sul”. Foi assim que Fabio Porta, deputado do PD eleito na América do Sul, segundo o qual “dentre as intervenções necessárias” estão também “a promoção de algumas sedes e a instituição de novas agências consulares”.
Por esse motivo, acrescenta “apresentei um primeiro questionamento relativo à rede consular argentina e outros virão, com referência às principais coletividades da América Meridional. Dentre os consulados já existentes, o de Mendonza está para ser elevado à categoria de Consulado Geral; em meu questionamento – explica Porta – proponho garantir o mesmo status também ao de Mar de Plata, importante cidade portuária onde vive uma numerosíssima comunidade italiana e onde, há alguns anos, foi instituída a primeira “cátedra itálica” no mundo”.
“Indo de encontro às solicitações recebidas durante a minha recente visita à coletividade e às autoridades locais a Neuquèn – continua o parlamentar democrático – considero oportuna a abertura nesse cidade de uma agência consular de carreira, que respondo tanto às enormes dimensões da circunscrição consular da Bahia Blanca que, às expectativas dos nossos compatriotas e ao potencial econômico das a regiões patagônicas. Finalmente, a área metropolitana de Buenos Aires, que sofre há alguns anos pelo fechamento do Consulado Honorário de San Isidro, onde hoje poderia ser instalada uma nova agência consular de carreira.”