Fabio Porta, parlamentar do Partido Democrático eleito na América do Sul, retornou nos últimos dias ao Brasil para participar de uma série de eventos nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Junto com o novo Secretário do PD Brasil, Salvatore Milanese, e a coordenadora para a América do Sul, Marisa Barbato, o deputado inaugurou em São Paulo o novo ciclo de encontros de formação política. Uma conferência sobre o tema do multilateralismo, ministrada pelo ex-Ministro e Embaixador brasileiro Rubens Ricupero e moderada pelo responsável pela formação do Partido no Brasil, Fabio Gentile, contou com a participação de um público numeroso e de destaque, formado pelos dirigentes do círculo do PD de São Paulo e importantes representantes da comunidade italiana.
Em Jundiaí, o Deputado Porta e os dirigentes do PD se encontraram com o Prefeito Gustavo Martinelli, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Humberto Cereser e os coordenadores das escolas de enologia da cidade brasileira e de Conegliano Veneto, envolvidos na realização de um importante projeto de cooperação. Estavam presentes também a Prefeita da cidade vizinha de Jarinu, Débora Prado, que também está empenhada em impulsionar uma série de iniciativas importantes de gemelaggio e colaboração com entidades locais italianas.
Em Campinas, graças à organização do círculo local do PD, houve dois momentos de encontro do parlamentar com os simpatizantes do partido e a ampla comunidade italiana: na Câmara Municipal, foi realizado um primeiro momento de confraternização com os representantes da grande comunidade italiana da região, seguido de um encontro no plenário da câmara municipal, que foi iniciado com a saudação do Presidente Luiz Rossini.
Uma cerimônia solene e emocionante em Caxias do Sul, capital da “Serra Gaúcha”, berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que celebra este ano seus 150 anos. Para a ocasião, a Universidade local UCS organizou uma conferência do Prof. João Cândido Portinari, filho do grande artista ítalo-brasileiro. Diante de um público numeroso e na presença do Reitor Gelson Rech e do Cônsul Geral da Itália Valerio Caruso, o evento também prestou homenagem aos 60 anos da Escola de Arte e à histórica amizade com a Itália.
Nas próximas semanas, uma delegação da cidade, liderada pelo cônsul honorário Gelson Castellan, estará em Roma para divulgar também na Itália as numerosas e ricas iniciativas realizadas para a ocasião.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta