Fabio Porta, deputado do Partido Democrático eleito na América do Sul e membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, participou, juntamente com o responsável de assuntos exteriores do PD, Peppe Provenzano, da cerimônia oficial de posse do Presidente da República Yamandu Orsi. A delegação também contou com Eugenio Marino (coordenador do departamento internacional do PD) e Marisa Barbato (coordenadora do PD para a América do Sul).
“Voltamos ao Uruguai após dois anos, quando, sempre com Provenzano, encontramos o ex-presidente Pepe Mujica em sua casa no campo”, lembrou Porta. “Nesse encontro informal, mas de grande valor político, também estava presente o atual Presidente (na época prefeito de Canelones, mas já pré-candidato à presidência), a quem desejamos sucesso e nos comprometemos a estar presentes na festa de sua posse.”
“Pessoalmente – continua o deputado do PD – quis estar presente também em outubro passado, durante o dia da eleição, compartilhando com militantes e líderes do ‘Frente Amplio’ a alegria pela vitória, mas também a satisfação pelo clima pacífico e de grande respeito entre as partes, no qual se iniciava a transição entre o governo que saía e o novo governo que chegava.”
“Um segundo motivo de grande entusiasmo para a nossa delegação foi a nomeação de Mario Lubetkin como Ministro de Relações Exteriores no governo presidido por Orsi. Lubetkin é, de fato, um grande amigo da Itália, um país que conhece bem, pois viveu lá por um longo período após a chegada do regime militar no Uruguai. Com Provenzano e Lubetkin, há algumas semanas em Roma, começamos uma reflexão comum sobre a importância de apoiar um acordo histórico entre a União Europeia e o Mercosul, um acordo que, à luz do novo cenário político internacional, teria um valor estratégico de grande impacto geopolítico em uma lógica de revitalização de um novo multilateralismo, onde a relação entre Europa e América Latina teria um papel central e significativo.”
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta