Uma nova lei do Partido Democrático (PD) em apoio aos serviços consulares: após a criação do “fundo cidadania”, graças a uma iniciativa parlamentar minha de 2016, foi aprovada hoje no Senado a lei que destinará novos recursos aos serviços consulares para tornar mais fácil e rápido o processo de entrega de passaportes.
A lei, de autoria do colega Ricciardi e assinada pelos colegas eleitos no exterior (não apenas do Partido Democrático) estabelece um primeiro fundo de 4 milhões de euros que será utilizado para melhorar o serviço de agendamento e entrega de passaportes, que há tempos sofre com graves atrasos e com as dificuldades de uma rede consular sobrecarregada.
Assim como os recursos destinados à cidadania, mais uma vez os italianos no exterior demonstram que não são um “problema”, mas a “solução” para a melhoria dos serviços consulares e de várias outras políticas de desenvolvimento e crescimento para o País.
Estaremos atentos para garantir que esses recursos sejam efetivamente utilizados para melhorar os serviços, combatendo a precarização do trabalho nos consulados e fortalecendo uma rede consular que está amplamente abaixo das necessidades de quase sete milhões de italianos no exterior. Enquanto o governo Meloni corta 22 milhões de euros nos próximos três anos para os consulados, elimina o reajuste das aposentadorias e a indenização para os desempregados italianos no exterior, o PD continua seu compromisso com nossos conterrâneos, com novos recursos e iniciativas sérias e credíveis. Fatos, não palavras.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta