O Partido Democrático conquista uma cadeira na Câmara dos Deputados na América Meridional após uma eleição particularmente difícil, devido à redução pela metade do número de parlamentares na segunda repartição eleitoral dos italianos no exterior.
Eleito pela primeira vez em 2008 e tendo sido confirmado Deputado em 2013, com o dobro dos votos, em 2018 Fabio Porta candidata-se ao Senado. Devido às fraudes eleitorais da USEI, confirmadas pela investigação realizada pela Junta para as Eleições e pela sessão do Senado, somente em janeiro deste ano a cadeira foi reconhecida ao PD e, portanto, ao legítimo vencedor.
Nessas últimas eleições Fabio Porta foi novamente candidato à Câmara dos Deputados pelo Partido Democrático; apesar da repetição das fraudes eleitorais e da forte competição da lista de centro-esquerda, o sucesso de Porta assegura ao PD, também desta vez, uma presença parlamentar na Repartição da América Meridional, que se junta aos outros seis eleitos no mundo. Esse resultado confirma o Partido Democrático como o partido mais votado entre os italianos no exterior, consolidando uma tendência que sempre existiu desde quando foi instituída a Circunscrição do Exterior.
Hoje, no Parlamento Italiano, Fabio Porta é o eleito no exterior mais experiente e com o maior número de legislaturas nas costas; um resultado que confirma o prestígio pessoal do candidato e o sério trabalho realizado nesses anos dentro do grupo parlamentar no PD e entre os italianos da América do Sul.
Fabio Porta nasceu em Caltagirone, na Sicília; graduado em sociologia na Universidade “La Sapienza” de Roma e, desde 1995, vive e trabalha no Brasil, onde conheceu sua mulher, Sidineia e nasceram as filhas Sarah e Sofia. Foi por muitos anos Presidente do Patronato ITAL UIL do Brasil e ainda é o Presidente da Associação de Amizade Itália – Brasil.