Roma, 21 de maio de 2020 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
Reunião na sede nacional do Partido Democrático em Roma entre o Responsável do Departamento Italianos no Mundo, Luciano Vecchi, e o Coordenador do partido na América do Sul, Fabio Porta.
Foram discutidos os diversos temas ligados à continuação da pandemia no continente e seu impacto sobre nossas coletividades, como também as principais questões políticas e organizativas que surgiram das recentes reuniões realizadas em vídeo conferência entre os representantes dos Círculos do PD da América Meridional.
Os dois dirigentes manifestaram particular preocupação relativa à grave situação do Brasil, hoje o terceiro país no mundo em termos de contágio; a irresponsável abordagem do Presidente Bolsonaro, já evidenciada por todos os Círculos durante os vários encontros, de fato enfraqueceu a luta contra o vírus, como testemunhamos nas recentes demissões de dois Ministros da Saúde. Porta e Vecchi fizeram questão em apresentar solidariedade às famílias das vítimas e, sob o plano político, em relação às claras denúncias dirigidas ao governo de todos os partidos democráticos e progressistas.
Na questão organizativa, Porta e Vecchi manifestaram satisfação em relação ao trabalho de retomada das atividades do PD no Chile e no Peru, comprometendo-se a apoiar o relançamento dos Círculos de Santiago e Lima.
Houve também uma avaliação comum quanto ao necessário fortalecimento da comunicação interna e externa do partido, conforme o trabalho que o Departamento Italianos no Mundo e a Assembleia Nacional dos Delegados do Exterior iniciaram a pouco tempo sobre essa questão.
Durante a reunião foi novamente discutida a questão do Consulado Italiano de Montevideo e dos ataques ao jornal “Gente d’italia”: o PD confirma o próprio apoio a todas as ações de fortalecimento dos serviços consulares e da sede de Montevideo, mantendo-se perplexo em relação ao prazo, modalidade e custo da operação, que, há alguns meses, foi o foco de um questionamento parlamentar apresentado ao Senado; confirmamos plena solidariedade a “Gente d’Italia” e ao seu diretor Mimmo Porpiglia pelos ataques e ameaças que sofreu nesses dias.
A reunião terminou com os votos de que, após a plena retomada dos trabalhos parlamentares, a Junta para as Eleições do Senado e a magistratura italiana foquem sobre as gravíssimas fraudes ocorridas na Argentina durante as eleições de 2018, restituindo aos cidadãos italianos no exterior a justiça e a verdade sobre aqueles fatos e, ao Partido Democrático da América Meridional, a justa representação no Parlamento.