Roma, 11 de janeiro de 2023
O Partido Democrático Italiano, atento aos valores de liberdade, de justiça social e de democracia, que estão à base da Constituição Italiana e da Constituição do Brasil, lamenta, condena e repudia os atos anti democráticos, de vandalismo e depredatórios que aconteceram em Brasília no último dia 8 de janeiro.
Seguidores de Bolsonaro, insatisfeitos pela vitória eleitoral do Presidente Luis Inácio Lula da Silva invadiram o Supremo Tribunal Federal, o Congresso e o Palácio do Planalto (sede da Presidência da República). O atentado terrorista ao estado democrático e a suas instituições tentou impedir a governabilidade, instaurando um regime de exceção.
Tratam-se de fatos extremamente graves e inaceitáveis, realizados com a cumplicidade de autoridades que deveriam ter agido para manter a ordem. O retorno da normalidade democrática impõe medidas rigorosas contra aqueles que tenham participado, contribuído, instigado, incentivado, financiado ou apoiado a barbárie, inclusive com comportamentos omissos.
O Partido Democrático convida a todos os democratas italianos a serem solidários com o povo brasileiro, com o Governo e com os outros poderes constitucionais para defender o Estado Democrático de Direito.
Partido Democrático Italiano – Brasil