Na segunda-feira, 25 de março, ocorreu na Sala de Imprensa de Montecitorio a apresentação do Prêmio “Calábria que Trabalha”, agora em sua XXIII edição.
Este ano, os parlamentares eleitos no exterior Fabio Porta (eleito na América do Sul) e Christian Di Sanzo (eleito na América do Norte e Central) patrocinaram o prêmio.
Nas apresentações, moderadas por Marilena Alescio, participaram, entre outros, o fundador do Prêmio, Franco Buccinà, Pino Parise dos Calabreses no Mundo, e um convidado especial, Nicodemo Misiti, que recebeu antecipadamente uma menção especial por sua atividade literária.
Os parlamentares Porta e Di Sanzo destacaram a importância do Prêmio, que evidencia as contribuições positivas
dos muitos calabreses que se destacam pela laboriosidade tanto na Calábria quanto no exterior.
“A Calábria é uma terra que tem dado e continua a dar à Itália e ao mundo importantes excelências”, disse o Deputado Porta, destacando como “a comunidade calabresa na América do Sul é de grande qualidade”, observando que “o sentido do Prêmio é mostrar a riqueza de nossos territórios, mostrando disponibilidade para aqueles que vivem no exterior, para que os jovens possam considerar um retorno à terra natal.”
Da mesma forma, o Deputado Di Sanzo, membro da Comissão de Atividades Produtivas, enfatizou a importância de reconhecer a Calábria por seus aspectos positivos. “Ainda hoje, pessoas emigram da Calábria para a América do Norte e essas, embora representem uma perda para o território, também podem ser um testemunho positivo para valorizar o ‘Made in Calábria’.” “Este Prêmio, em sua XXIII edição – concluiu Di Sanzo – ajuda a dar esse reconhecimento importante que a Calábria merece.”
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Fabio Porta