Roma, 30 de março de 2017
Após dois anos de preparação, e numerosos adiamentos, mudanças de ROTTA e vários ajustes, será finalmente lançado, no próximo dia 3 de abril, o novo Portal INPS.
Todos estamos obviamente interessados em entender como funciona, se será mais fácil para acessar, se existirão mais informações e novas funcionalidades, se, resumindo, o trabalhador, o aposentado, os operadores do setor, todos os usuários, serão colocados no centro da atenção do instituto previdenciário italiano.
Fala-se de 40.000 páginas disponíveis, de um site otimizado para PC e aparelhos móveis (smartphones e tablets), navegação para usuário ou serviço, atenção à facilidade de utilização e compreensão, termos técnicos explicados através de páginas explicativas apropriadas.
O Portal, que dentre outras coisas será completamente renovado em sua parte gráfica e conteúdo, se adaptará – esperam os idealizadores – às exigências do usuário que poderá escolher entre uma série de opções, dentre as quais: a clássica opção de pesquisa através da qual se acessa imediatamente a página desejada e a seção “encontre o serviço”, na qual se pode selecionar a categoria na qual o usuário se reconhece (família, aposentados, trabalhadores, desempregados, migrantes, empresas, intermediários).
Como declarou o próprio Presidente do INPS, Tito Boeri, foram disponibilizados, a partir da página inicial, instrumentos de pesquisa avançada; temas e categorias de uso são alguns dos novos pontos de ingresso colocados à disposição do usuário; os conteúdos, como notícias, procedimentos, fichas de orientação, são protagonistas da página inicial; na página inicial e em todo o portal estão presentes instrumentos de suporte e feedback, para colocar o usuário no centro da experiência, apoiá-lo e ouvir as suas necessidades e as suas exigências.
Resumindo, parecerá como viver no Canadá ou na Austrália onde porém esses serviços são oferecidos já há décadas: melhor tarde do que nunca, se efetivamente corresponderão às promessas corresponderão os fatos e se, como pre anunciado, a totalidade dos benefícios poderá ser gerida via virtual, segundo os princípios de “rastreamento, uniformidade sobre todo o território nacional, transparência e qualidade de serviço”. E esperamos que principalmente não tenham sido esquecidos os trabalhadores e aposentados residentes no exterior.