O Senador italiano Fabio Porta (PD), que representa no Parlamento da Itália os cidadãos italianos residentes na América do Sul, tem participado de reuniões com lideranças políticas e culturais de diferentes estados do Brasil, entre os quais, o de Santa Catarina. O objetivo é estreitar laços entre a Itália e a comunidade ítalo-brasileira, por meio da criação de projetos de parceria que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico de municípios italianos e catarinenses. A formação de novos tratados de gemellàggio, acordos entre “cidades-irmãs”, vai nesta direção.
Fabio Porta assumiu, em janeiro deste ano, a sua cadeira no Senado da República da Itália, após a comprovação da fraude eleitoral que favoreceu o então candidato Adriano Cairo (Argentina), nas eleições de 2018. Agora, como senador, ele vem realizando visitas pelo Brasil, a estados como Santa Catarina – com forte influência da colonização italiana -, onde tem estabelecido contatos com membros da comunidade ítalo-brasileira e recebido importantes manifestações de apoios.
Assista ACIMA, ao vídeo do Deputado Estadual de SC, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), de apoio ao Senador Fabio Porta.
Fabio Porta destaca que as visitas têm oportunizado a troca de informações e o aprofundamento de parcerias. Entre as iniciativas mencionadas pelo parlamentar, a criação de novos tratados de gemellàggio, acordos firmados entre cidades-irmãs, junto a municípios brasileiros que possuam complementaridade com municípios italianos, é um caminho possível para gerar riquezas, com avanços em diversas áreas. “É o futuro melhor que podemos construir, e um grande futuro se constrói quando você tem um grande passado e raízes fortes”, salienta.
O tema foi abordado por Fabio Porta durante a visita do Prefeito José Thomé, de Rio do Sul, município do Estado de Santa Catarina, no Senado da República da Itália, em Roma
Gemellàggio no Brasil, saiba o que é
O gemellàggio é um ato simbólico, um acordo estabelecido entre cidades brasileiras e italianas que possuam em suas histórias pontos de identificação, principalmente ligados à cultura da imigração italiana. O objetivo do gemellàggio, sobretudo, é facilitar o acesso a informações entre as cidades-irmãs, a troca de experiências e a elaboração de projetos conjuntos de cooperação social, econômica e cultural. Além disso, oferece aos municípios uma ferramenta para estabelecer e manter relações com a Itália, promovendo redes de amizade com o propósito de unir ações em diferentes âmbitos.