Fabio Porta (PD) Na puglia para promover a internacionalização das excelências locais e o Turismo das Raízes

Também este ano, o Deputado Fabio Porta, parlamentar do Partido Democrático eleito na América do Sul, foi convidado para o “Calice di San Lorenzo” em Trani, uma tradicional vitrine das excelências do território organizada na encantadora localidade classificada como patrimônio da UNESCO.

Na cidade que viu nascer os pais de Astor Piazzolla, que emigraram para Mar Del Plata na Argentina, um evento musical com o cantor ítalo-argentino Diego Moreno homenageou a histórica relação entre a Puglia e a América do Sul. Enquanto isso, um workshop especial, ao qual foram convidados os produtores locais, foi dedicado ao Brasil e à China: Juntamente com o deputado residente no Brasil, participaram a Diretora da Agência ICE de São Paulo, Milena Del Grosso, e o Secretário-Geral do ICPE, Marco De Feo. A iniciativa, promovida pela vereadoraIrene Cornacchia, se tornará um evento regular e, no próximo ano, contará com o apoio da Região Puglia e do governo.

A presença do deputado na Puglia também foi uma oportunidade para dois encontros significativos com os prefeitos de duas importantes cidades da região, interessados em consolidar a relação com as comunidades emigradas no exterior e realizar iniciativas significativas dedicadas ao “turismo das raízes”.

Acompanhado pelo cônsul honorário da República Tcheca na Puglia, Riccardo Di Matteo, o Dep. Porta encontrou-se com a prefeita da cidade de Andria, Giovanna Bruno, e com o prefeito de Bisceglie, Angelantonio Angarano. Com ambos, foram discutidos os temas da internacionalização, da relação com as comunidades emigradas e seus descendentes e, obviamente, as potencialidades do “turismo das raízes” em um contexto histórico, natural e gastronômico entre os mais sugestivos do país.

Particularmente emocionante foi o encontro em Andria com o sacerdote italiano Don Vito Miracapillo que, na década de 1980, foi expulso pela ditadura militar brasileira devido às suas ideias pacifistas e democráticas: hoje, Don Vito continua a acompanhar, no nordeste do Brasil, um importante projeto de solidariedade na área de desenvolvimento social e econômico em uma região rural pobre no estado de Pernambuco.

Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Fabio Porta

Curta e compartilhe!