Roma, 12 de julho de 2016 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
Os Presidentes dos Comitês para os Italianos no Mundo, Deputado Fabio Porta pela Câmara e o Senador Claudio Micheloni, pelo Senado, entregaram ao Senador Luciano Pizzetti, Sub Secretário da Presidência do Conselho e ao Vice Ministro Enrico Morando do Ministério da Economia e das Finanças, a petição assinada por milhares de aposentados ítalo venezuelanos. A petição tem o propósito de solicitar a recuperação dos pagamentos não contributivos (integração ao tratamento mínimo e aumento social), bloquedos há tempo devido à forçada valorização da moeda local.
A iniciativa coroa uma forte e longa ação política e parlamentar que já levou o INPS e o Ministério do Trabalho a tomar uma posição a respeito da possibilidade de adotar um sistema de câmbio que permita aos interessados preservar o valor real das pensões italianas.
A petição é o fruto de uma grande mobilização que envolveu os Patronatos, as associações e os representantes institucionais da comunidade, às voltas com uma gravíssima emergência de natureza social e econômica, que os Comites para os Italianos no Mundo prontamente assumiram e levaram a várias instâncias do Governo e Parlamento.
Aos interlocutores do Governo, os Presidentes Porta e Micheloni enfatizaram o caráter de absoluta urgência da intervenção em relação à dramaticidade da situação existente na Venezuela e a necessidade de tutelar, de maneira concreta, os direitos sócio- previdenciários de nossos compatriotas residentes no país caribenho.