Roma, 22 de novembro de 2016
A Comissão de Orçamento da Câmara acabou de aprovar nossa emenda, que tem como primeiro signatário Porta, com a qual 4 milhões dos recebimentos resultado dos 300 euros pagos para o reconhecimento da cidadania italiana sejam designados, com decreto do Ministro das Finanças, ao MAECI, para serem destinados proporcionalmente aos Consulados que tenham feito os recebimentos, para o fortalecimento de seus serviços.
A disponibilidade do Governo em aceitar nossa forte e insistente solicitação, apoiada por uma petição popular que, na América Latina, recolheu milhares de assinaturas, permitiu alcançarmos uma meta importante e útil.
Como fizemos nos anos anteriores, este ano também apresentamos na Comissão do Exterior a emenda visando garantir recursos adicionais para os Consulados mais sobrecarregados pelo peso dos processos de cidadania. A Comissão fez sua nossa emenda e a transmitiu à Comissão de Orçamento que, graças ao aval do MEF, aprovou essa solução, esperada por nós desde o momento que entrou em vigor a contribuição dos 300 euros.
O exame da Lei de Orçamento não está encerrado e continua na devida Comissão, antes que a medida vá em Sessão para a votação global. Estamos portanto ainda em processo, mas foram colocadas sólidas pressupostos dos quais entendemos será difícil voltar atrás.
Por isso agradecemos ao Ministro Gentiloni e ao Sub Secretário Amendola, que se ocuparam diretamente para essa solução, além dos responsáveis do MEF que assumiram positivamente a difícil tarefa de destacar os recursos a serem destinados a esse fim. Lembramos também daqueles que lançaram e divulgaram a petição e aos compatriotas que a apoiaram.
O PD mantém o compromisso que assume frente aos eleitores, o Governo confirma sua abertura e sua sensibilidade para com os italianos no exterior, o que foi também testemunhado pelo investimento de 150 milhões em apenas quatro anos para a promoção da língua e da cultura italiana no mundo.
Os deputados do PD do exterior: Farina, Fedi, Garavini, La Marca, Porta, Tacconi