Fabio Porta, Deputado do Partido Democrático, nascido em Caltagirone e eleito na América do Sul apresentou, juntamente com os colegas Barbagallo, Marino e Iacono um questionamento endereçado ao Ministro da Infraestrutura e da Mobilidade Sustentável para solicitar o desbloqueio dos recursos destinados à reforma do cineteatro Metropol de Caltagirone, que foi um importante polo cultural da cidade, que se encontra em condições de grande degradação seja do ponto de vista estrutural que ambiental.
No questionamento, lembram que a Cidade Metropolitana de Caltagirone apresentou um pedido de empréstimo para a recuperação do prédio ao ‘Programa inovador pela qualidade de vida pela proposta ID-93’ e que a resposta e que a proposta foi incluída na lista de elegíveis para financiamento com decreto MIMS com um valor total de € 8.480.000,00. Sobre o financiamento, porém, passaram-se quase dois anos da troca de notas entre o Ministério e a Administração de Catania, ainda não se sabem modalidades e prazos de liberação. Os valores solicitados permitiriam a recuperação do imóvel, a segurança dos espaços internos, a recuperação ambiental, a realização das instalações tecnológicas e a sua eficiência energética.
Os deputados democráticos convidam o Ministro a esclarecer sobre os prazos de liberação do financiamento e principalmente sobre a real disponibilidade dos fundos. Solicitam, ainda, uma orientação do Ministério no que diz respeito à escolha de formas alternativas de subvenção capazes por garantir que a recuperação do cine teatro Metropoli de Caltagirone, esperado há anos pelos cidadãos, possa efetivamente realizar-se em prazos definidos.
Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta