Roma, 17 de outubro de 2016
Foi aberto em Firenze, na presença do Presidente do Conselho, Matteo Renzi, o Congresso sobre a Língua Italiana, que será concluído com a intervenção do Presidente da República, Mattarella.
O Presidente Renzi, em sua intervenção, após ter destacado o valor estratégico da nossa língua para uma melhor projeção da Itália no mundo, anunciou que, na Lei de Estabilidade 2017, estão previstos fundos adicionais para a promoção da cultura e da língua italiana no exterior. A Ministra Giannini, por sua vez, confirmou essa indicação.
O Presidente Renzi, durante algumas recentes visitas no exterior, havia anunciado esse propósito. Mais uma vez, portanto, as palavras seguem-se aos fatos. É a melhor maneira de voltar a dar, à política e às instituições, nessas difíceis passagens, dignidade e credibilidade.
Esperamos que a prioridade seja dada à consolidação dos investimentos para os cursos de língua e cultura promovidos pelos entes gestores que, para sua flexibilidade e qualificação, demonstraram poder corresponder da melhor forma às exigências concretas.
A passagem da Lei de Estabilidade 2017 será, para nós, como no passado, ocasião para verificar e melhorar as intervenções no plano da quantidade e da qualidade.
Os deputados do PD do exterior: Farina, Fedi, Garavini, La Marca, Porta, Tacconi