O companheiro, Fábio Porta, ítalo-brasileiro, Sociólogo, residente no Brasil desde 1998, e lutador em defesa dos direitos e das causas sociais no Brasil e na Itália, é candidato a Deputado, pela América do Sul, nas próximas eleições italianas que acontecerão na Itália no dia 25 de setembro de 2022.
Fábio Porta visitou a Força Sindical, onde foi recebido pelo presidente, Miguel torres, e pelo Secretário-geral, João Carlos Gonçalves (Juruna), explicou o processo eleitoral italiano e pediu o apoio dos trabalhadores para sua candidatura a Deputado Nacional na Itália, no caso do Brasil. Porta esta fazendo dobradinha com Andrea Matarazzo que está concorrendo como candidato ao Senado Italiano.
A Itália é o único país do mundo, onde os cidadãos italianos residentes no exterior, ou pessoas de outros países com cidadania italiana, podem votar e eleger seus representantes que moram no exterior para o parlamento Italiano.
Nas próximas eleições legislativas da Itália, os ítalo-brasileiros, e os italianos que moram na américa do sul, têm a oportunidade de eleger 2 deputados, e 1 senador para representar os países da região no Parlamento Italiano. Argentina tem o maior colégio eleitoral na América do Sul, com quase 1 milhão de pessoas aptas para votar, o Brasil vem segundo, com mais de 500 mil eleitores aptos para exercer esse direito cidadão de votar e ser votado.
A o sistema de votação para o parlamento italiano, no Brasil e nos países da América do Sul é exclusivamente pelo correio. A partir do dia 8 de setembro todas as pessoas aptas ao voto receberão no seu endereço cadastrado as cédulas de votação, nas quais deverão escrever o nome do deputado e do senador que pretende apoiar.
Todos os votos pelo correio devem chegar aos respectivos Consulados Italianos até o dia 22 de setembro. É muito importante que os eleitores votem o mais rápido possível e enviem as cédulas de votação o consulado sem custo.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, agradeceu a visita do candidato Fábio Porta, parabenizou pela importante candidatura do Brasil para o Parlamento Italiano, e destacou a importante e histórica relação institucional e profissional do candidato com a Força Sindical e o sindicalismo brasileiro. “Faremos tudo que tiver a nosso alcance para promover e difundir sua campanha nas nossas bases e em todos os Estados da Federação. Conte com o nosso apoio”, afirmou o líder sindical.