Por iniciativa do Deputado da Assembleia Legislativa do Estado Brasileiro de Santa Catarina, Vicente Caropreso, foi instituída, durante uma cerimônia solene realizada em Florianopolis, a “Frente Parlamentar Itália – Santa Catarina”.
Juntamente ao Estado do Espírito Santo, Santa Catarina é a unidade da República Federal do Brasil com o maior percentual de população de origem italiana.
Há poucos meses, em Roma, o Deputado catarinense Caropreso (cuja família emigrou da Calábria) foi recebido em Roma pelo Deputado do PD eleito na América do Sul, Fabio Porta; durante aquele encontro os dois parlamentares desejaram uma intensificação das relações entre o Estado de Santa Catarina e a Itália e a assinatura de um acordo entre o Estado Brasileiro e a Região da Calábria.
Durante a cerimônia foi confirmada a intenção de proceder nessa direção, na presença de um representante do Conselho Regional da Calábria.
A sessão solene da Assembleia Legislativa contou com a participação de importantes autoridades italianas e brasileiras, além de representantes da grande coletividade italiana no Brasil: o Cônsul Geral Italiano nos Estados de Santa Catarina e Paraná, Salvatore Di Venezia, o Presidente do COMITES, Edoardo Bonetti, o Presidente da Câmara de Comércio Italiana em Santa Catarina, Tullo Cavallari, o Vice Cônsul Italiano em Florianópolis, Attilio Colitti, o correspondente Consular Italiano em Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior e diversos deputados estaduais