ROMA\ aise\ – A convite do Ministro para o Sul e a coesão territorial, Giuseppe Provenzano, l’Associazione di Amicizia Italia-Brasile participará ativamente da iniciativa “Rede deTalentos para o Sul”. O comunicado foi feito pelo Presidente da Associação, Fabio Porta, afirma “ter recebido com entusiasmo a carta do Ministro Provenzano como meridional e como residente no exterior”.
Como lembrado pelo Presidente da Associação de Amizado Itália-Brasl “a iniciativa nos insere no “Plano Sul 2030” e, mais especificamente, no grande empenho de solidariedade que envolveu os italianos no mundo após a emergência Covid 19”.
“Os italianos no exterior – reflete Porta – serão sem dúvida um fator determinante para a retomada italiana após a dramática crise econômica causada pela pandemia; nesse contexto, a aliança entre quem permaneceu na Itália e quem partiu, dará vida – assim como na intenção do projeto – a uma nova reconstrução tendo ao centro as “remessas de conhecimento” que virão das muitas personalidades italianas no exterior que serão parte da plataforma digital ao cento da iniciativa”.
“No Brasil, vive uma das maiores comunidades italianas no mundo – lembra o Presidente Porta – e, em nome da Associação de Amizade Itália Brasil solicitei a associações e a organismos de representação que participem ativamente da iniciativa, indicando os muitos talentos meridionais que contribuíram nos diversos âmbitos a manter alto o nome da Itália e a contribuir ao desenvolvimento de um grande País como o Brasil” (aise)