No domingo, 8 de dezembro de 2024, às 10h30 (Sala Vega), na Feira Nacional da Pequena e Média Editoria (La Nuvola, EUR – Roma), será realizada a apresentação do volume “Zélia Gattai Amado e a Emigração Italiana no Brasil”, de Antonella Rita Roscilli, publicado pela Iannone Editore na coleção “Cadernos sobre as Migrações”, dirigida por Norberto Lombardi.
O livro se insere nas celebrações pelos 150 anos da Emigração italiana no Brasil e, embora em sua essência, analisa de forma aprofundada e documentada algumas das etapas fundamentais dessa longa e complexa história. A autora, com uma análise histórico-social precisa, examina as motivações econômicas e sociais que levaram milhões de italianos a emigrar entre o final do século XIX e o início do século XX, entrelaçando-as com as transformações do Brasil após a Lei Áurea (1888) e com as iniciativas de governos e empresários privados voltadas a promover um fluxo migratório europeu que pudesse compensar o fim da escravidão. É dada especial atenção à presença de figuras e grupos anarquistas italianos no Brasil, incluindo o famoso caso da Colônia Cecília, descrita como uma experiência única de vida libertária.
O volume também se foca na figura extraordinária de Zélia Gattai, filha de anarquistas e esposa do renomado escritor brasileiro Jorge Amado. Roscilli, biógrafa e crítica de referência de Gattai, oferece um retrato envolvente e repleto de detalhes inéditos da escritora e de suas obras.
Para enriquecer o livro, há um precioso apêndice fotográfico e documental, acompanhado por uma apresentação de Fabio Porta, que torna ainda mais vívido o relato dos eventos históricos e das personalidades narradas.
Na apresentação, estão previstas as intervenções de: Antonella Rita Roscilli – Autora do volume; Renato Mosca de Souza – Embaixador do Brasil na Itália; Fabio Porta – Presidente do grupo de amizade parlamentar Itália-Brasil; Norberto Lombardi – Diretor da coleção “Cadernos sobre as Migrações”.
Uma oportunidade única para aprofundar um capítulo fundamental da história da Emigração italiana e para descobrir o vínculo indissolúvel entre Itália e Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta