Por ocasião das celebrações oficiais do Dia da República Italiana, o Deputado. Fabio Porta quis prestar homenagem a três das maiores comunidades italianas que vivem na América do Sul; o parlamentar italiano participou assim, na Argentina, Brasil e Uruguai, dos eventos organizados pelas nossas representações diplomáticas.
Em Buenos Aires, primeira etapa de sua visita institucional à América do Sul, o deputado eleito na América do Sul participou da recepção oferecida pelo embaixador Fabrizio Lucentini, na presença de milhares de compatriotas vindos de toda a Argentina, e da maestrina Beatrice Vicenzi, que conduziu a execução dos hinos nacionais.
A etapa uruguaia também foi uma oportunidade para encontrar importantes representantes da comunidade, juntamente com o Diretor e a redação do “Gente d’Italia”, o jornal ítalo-sul-americano vítima de um grave ato de censura pelo Comitê e pelo ex-embaixador.
Em São Paulo, cidade adotada pelo Deputado há quase trinta anos, o Dia da República foi comemorado na prestigiosa “Sala São Paulo”, sede da Orquestra Sinfônica do Estado, e encerrou-se com um belo concerto do cantor italiano Diodato.
As celebrações oficiais terminaram em Brasília, onde o Deputado Porta foi recebido pelo embaixador Alessandro Cortese, que organizou uma grande recepção na sede da embaixada, uma obra-prima do arquiteto italiano Pierluigi Nervi, recentemente restaurada. Também em Brasília, Fabio Porta, juntamente com o embaixador, presidiu a sessão solene organizada na Câmara dos Deputados pela “Frente Parlamentar” e pelo Grupo de Amizade Brasil-Itália.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta