“Grandes Prêmios de Fórmula 1: Transmissões e serviços de audiodescrição em benefício dos deficientes visuais”, este é o título da conferência de apresentação de um serviço voluntário idealizado por um entusiasta de automobilismo, o Dr. Valerio Palmigiano, em colaboração com a União Italiana de Cegos e Deficientes Visuais, representada, nesta ocasião, por Hubert Perfler, que também faz parte do conselho da “European Blind Association”.
Na iniciativa, promovida pelo Deputado Fabio Porta, eleito no exterior, moderada por Gianni Lattanzio, Secretário-Geral do Instituto de Cooperação de Países Estrangeiros, participaram o locutor de rádio Alberto Galassi, responsável pelas transmissões radiofônicas de Fórmula 1 pela Radio Slash, e o Dr. Luigi Cino, Gerente de Relações Internacionais do Automóvel Clube da Itália.
Destacou-se, em particular, a vontade de expandir esse serviço, que é totalmente gratuito, também para os italianos no exterior e os chamados itálicos, como ressaltou o Deputado Porta, lembrando aqueles que amam a cultura italiana, mesmo não sendo italianos, e em primeiro lugar, o esporte e o automobilismo.
O Dr. Palmigiano destacou a dimensão do voluntariado para os deficientes visuais que precisavam de uma audiodescrição dos grandes prêmios de Fórmula 1, um serviço a ser desenvolvido ainda mais e expandido também para o exterior, um serviço gratuito que não existe em lugar algum. E agradecendo, o Deputado Porta destacou o papel das Comunidades no exterior, solicitando também o apoio do ACI para dar mais força ao projeto e promover o voluntariado sobre o qual esse serviço se baseia.
Alberto Galassi enfatizou a dimensão inclusiva do projeto e sua sustentabilidade. Enquanto Hubert Perfler lembrou os testes que foram na base do projeto, colocando os deficientes visuais nos carros esportivos, experimentando a importância de torna-los parte da realidade esportiva automobilística. Perfler expressou sua vontade de realizar o projeto de radiotransmissão para deficientes visuais também no exterior, pedindo um apoio concreto ao voluntariado que já está trabalhando nesse sentido. A expansão desse serviço para o exterior poderia favorecer, como lembrou Palmigiano, a criação de uma unidade mundial de deficientes visuais, que atualmente não existe.
O Dr. Cino da ACI, que trouxe saudações do Presidente Nacional e do Secretário Nacional da ACI, lembrou o compromisso da ACI com as deficiências e expressou a esperança de que a Fórmula 1 possa ser um instrumento de união para aqueles que se ocupam desse esporte, sendo de particular relevância que o projeto para deficientes visuais tenha origem na Itália, onde a Fórmula 1 tem um lugar especial que honra a Itália no mundo.
Por fim, o Deputado Fabio Porta elogiou a iniciativa que “vai além da simples audiodescrição do evento esportivo, mas significa tornar plenamente participativos os cidadãos da convivência civil”, incluindo o esporte.
O Deputado Porta lembrou a grande realidade dos italianos no exterior e dos itálicos que têm como referência diária nosso modo de vida e nossa cultura, que poderiam fazer parte desse projeto que deseja se internacionalizar e, portanto, os italianos no exterior são uma ponte importante nesse processo que se deseja propor também em outras línguas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta