de Roberto Zanni
Passou um ano do início da XIX Legislatura. Era 13 de outubro de 2022 quando partimos novamente entre mil promessas (as eleitorais) para entrar em uma realidade (sempre muito diferente…) que então assumimos durante esses 12 meses. Podemos fazer um primeiro balanço? Não é sempre fácil mas, no que se refere aos eleitos no exterior (12 no total, 8 na Câmara e 4 no Senado) conseguimos colocar sob a lente sua atividade parlamentar. Não com presença, que não diz muito, mas tomamos um outro caminho: fomos vascular o percurso durante o ano tomando os dados oficiais, os que nos fornecem os sites da Câmara e do Senado? Pegamos os dados, colocando em evidência e somando entre eles os dois momentos mais importantes (e conhecidos pelos eleitores) da atividade parlamentar: as propostas de lei apresentadas (como primeiro signatário) e os questionamentos. Surgiu uma classificação interessante, da qual surgiu um claro vencedor: o Deputado Fabio Porta do PD. O deputado eleito na Repartição América Meridional, nesses dozes meses, na realidade, lançou 7npropostas de lei como primeiro signatário às quais acrescentou um total de 30 questionamentos e não se pode esquecer daquela sobre o apoio público à editoração italiana no exterior. Uma atividade que, de qualquer maneira, não se limita à sessão no Parlamento, mas viu o deputado Porta presente em inumeráveis frentes: somente para apresentar algum exemplo, a recente XI Conferência Itália – América Latina e Caribe, mas a sua atenção sempre voltada, a começar, pelas temáticas fundamentais para os italianos no exterior como das aposentadorias, até o CGIE, nunca deixando os aspectos sociais, depois como organizador de eventos, presidente da seção de Amizade Itália-Brasil, mas também representante da Câmara dos Deputados no Chile, no segundo evento global organizado pelos parlamentos de todo o mundo. Em seguida, no pódio dessa classificação, (que com certeza encontrará alguém que não esteja de acordo) o expoente do Movimento 5 Stelle, Federica Onori que, entre propostas de lei e questionamentos, alcançou a quota 27 (7 e 20 respectivamente) enquanto no terceiro lugar, encontramos Toni Ricciardi, também do PD, com 23 (5 e 18). No final da classificação, permanecendo na Câmara, o deputado Franco Tirelli (4) e o deputado Andrea Di Giuseppe (%) Maie e Fratelli d’Italia, partido onde o italiano no exterior representa (ou representava) um aspecto primário. E no Senado? Devemos mencionar a senadora Francesca La Marca (PD), bem como Francesco Giacobbe (PD) apresentou 5 Projetos de Lei que, no mês passado, teve aprovado o próprio decreto sobre a cooperação cultural e tecnológica entre Itália e Costa Rica.
NÚMEROS DOS PARLAMENTARES NA CÂMARA
7 + 30 Fabio Porta (PD) – 7 propostas de lei apresentadas como primeiro signatário, 26 como co-signatário. 1 moção. 10 questionamentos com resposta escrita. 17 questionamentos com resposta em comissão. 3 questionamentos com resposta imediata em comissão. 2 resoluções em Comissão. 7 Ordens do Dia. 14 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. 6 intervenções sobre projetos de lei em Comissão. Outras intervenções: 6 em Assembleia e 13 em Comissão.
7 + 20 Federica Onori (M5S) – 7 propostas de lei apresentadas como primeira signatária, 39 como co-signatária. 1 proposta de investigação parlamentar apresentada como co-signatária. 13 questionamentos com resposta escrita. 2 questionamentos com resposta em Comissão. 5 questionamentos com resposta imediata em Comissão. 6 resoluções em Comissão. 17 Ordens do Dia. 14 intervenções sobre projetos de lei em Assembléia. 13 intervenções sobre projetos de lei em Comissão: Outras intervenções: 9 em Assembleia e 26 em Comissão.
5 + 18 Toni Ricciardi (PD) – 5 propostas de lei apresentadas como primeiro signatário, 62 como co-signatário. 2 propostas de investigação parlamentar apresentadas como co-signatário. 1 moção. 6 questionamentos com resposta oral. 1 questionamento com resposta escrita. 10 questionamentos com resposta em Comissão. 1 questionamento com resposta imediata em Comissão. 15 ordens do dia. 23 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. 21 intervenções sobre projetos de lei em Comissão. Outras intervenções: 10 em Assembleia, 4 em comissão.
3 + 7 Simone Billi (Lega) – 3 propostas de lei apresentadas como primeiro signatário, 39 como co-signatário. 1 questionamento com resposta oral. 1 questionamento com resposta oral. 3 questionamentos com resposta escrita. 3 questionamentos com resposta em Comissão. 1 resolução em Comissão. 2 ordens do dia. 9 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. 15 intervenções sobre projetos de lei em comissão. Outras intervenções: 5 em Assembleia, 17 em Comissão.
3 + 6 Christian Di Sanzo (PD) – 3 propostas de lei como primeiro signatário, 34 como co-signatário. 2 propostas de investigação parlamentar apresentadas como co-signatário. 1 moção. 3 questionamentos com respostas escrita. 3 interrogações com resposta em Comissão. 14 ordens do dia. 14 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. 4 intervenções sobre projetos de lei em Comissão. Outras intervenções: 2 em Assembleia, 2 em Comissão.
4 + 3 Nicola Carè (PD) – 4 propostas de lei apresentadas como primeiro signatário. 30 como co-signatário. 1 questionamento com resposta escrita. 2 questionamentos com resposta em Comissão. 3 ordens do dia. 2 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. Outras intervenções: 1 em Assembleia, 6 em Comissão.
5 + 0 Andrea Di Giuseppe (FDI) – 5 propostas de lei apresentadas como primeiro signatário, 10 como co-signatário. 1 proposta de investigação parlamentar apresentada como primeiro signatário, 2 como co-signatário. 1 resolução em Comissão. 2 ordens do dia. 5 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. 2 intervenções sobre projetos de lei em Comissão. Outas intervenções: 1 em Assembleia, 7 em Comissão.
3 + 1 Franco Tirelli (MAIE) – 3 propostas de lei apresentadas como primeiro signatário, 13 como co-signatário. 3 propostas de investigação parlamentar apresentadas como co-signatário. 1 questionamento com resposta escrita. 1 ordem do dia. 2 intervenções sobre projetos de lei em Assembleia. 1 intervenção sobre projetos de lei em Comissão. Outras intervenções: 1 em Comissão
NÚMEROS DOS PARLAMENTARES NO SENADO
3 + 11 Andrea Crisanti (PD) – 3 projetos de lei apresentados como primeiro signatário, 27 como co-signatário. Interveio sobre 11 projetos de lei (2 em Assembleia, 9 em Comissão)
0 + 10 Mario Alejandro Borguese (MAIE) – 4 projetos de lei apresentados como co-signatário. Interveio sobre 10 projetos de lei (6 em Assembleia, 4 em Comissão)
5 + 3 Francesco Giacobbe (PD) – 5 projetos de lei apresentados como primeiro signatário, 44 como co-signatário. Interveio sobre 3 projetos de lei em Assembleia.
5 + 1 Francesca La Marca (PD) – 5 projetos de lei como primeira signatária, 26 como co-signatária. Interveio sobre 1 projeto de lei em Assembleia.
Nota = dados atualizados em 16 de outubro de 2023, obtidos dos sites oficiais da Câmara e do Senado.