Em 11 de setembro passado, na sala de imprensa do Montecitório, o Deputado Fabio Porta promoveu a apresentação do livro sobre a comunidade romena na Itália. “A verdade, toda a verdade, nada mais que a verdade (sobre a minha comunidade)” de Nicoleta Sprinceana (Edizione Sette Città)
Trata-se de um livro que faz uma fotografia da realidade dessa comunidade na Itália e conta os estereótipos que foram criados em torno do emigrado da Romenia por uma imprensa muitas vezes sensacionalista e pouco atenta à verdade e à ética profissional.
São relatados no livro muitos casos concretos e é feito um estudo científico da imagem da comunidade romena em nosso País, mostrando uma realidade que vai além do lugar comum e que está contribuindo de maneira determinante ao desenvolvimento de nossa sociedade. Além disso, evidencia-se no livro a similaridade de experiência entre os italianos no exterior e a dos romenos na Itália com estereótipos e formas de intolerância similares.
“Considero que o diálogo entre a experiência emigratória e a da imigração seja importante para construir percursos mais eficazes de integração, mais verdadeira e centrada, sobre as pessoas, como evidenciou em minha intervenção, agradecendo, seja a autora que os outros convidados que os ajudaram a encontrar interessantes chaves de leitura, seja do livro que do fenômeno migratório em geral: a Consul da Embaixada da Romenia, Corina Leftr, o Deputado Guido Melis (Professor emérito da Universidade La Sapienza), Antonio Ricci (pesquisador e vide presidente IDOS) e Miruna Cajvaneanu (jornalista)”. Assimo declarou Fabio Porta, deputado do PD, membro da Comissão do Exterior.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta