Fabio Porta: “Da emigração e da imigração uma resposta “itálica” ao avançar do inverno demográfico e ao despovoamento em áreas internas do País”.
“Aspirantes italianos”, foi dessa forma que o Presidente da República, Sergio Mattarella, definiu o enorme patrimônio de energia vital que hoje poderia constituir a primeira grande resposta à crise de recursos humanos que golpeia a Itália de maneira já crônica e estrutural. Do universo da grande diáspora italiana no mundo e do universo híbrido dos itálicos – emigrados no exterior e imigrados na Itália – como também de todos aqueles que olham para o nosso País com interesse e simpatia poderia surgir, graças a políticas ativas e inovadoras, o potencial humano para inverter a tendência quase inexorável que, segundo o ISTAT, reduziria, de hoje a 2040, os seis milhões, em número, de italianos em idade de trabalho. Trata-se de uma real e verdadeira emergência de caráter principalmente econômico, mas também social e cultural.
A “circularidade de talentos” como o Presidente Mattarella definiu, dirigindo-se aos italianos no exterior por ocasião da Festa da República, pode constituir uma perspectiva estratégica para o desenvolvimento do País, contanto que seja integrada e acompanhada por políticas ativas de matéria de fluxos migratórios que, sem referência instrumentais a “raças” ou “etnias”, possa se referir aos “novos italianos” no senso mais amplo e inclusivo do termo, que compreende , por exemplo, tanto as gerações de italianos nascidos no exterior quanto os jovens nascidos na Itália de pais estrangeiros.
O intergrupo “Itálicos para um futuro glocal”, promovido pelo Deputado Fabio Porta, se ocupará desses temas a partir desse primeiro seminário organizado juntamente com a associação “Acordemos itálicos” e com o “Comitê 11 de outubro de iniciativa para os italianos no mundo”.
O encontro se realizará amanhã à tarde na Câmara dos Deputados. Será aberto com saudações da Vice Presidente da Câmara, Anna Ascani e encerrado pelo Presidente do Intergrupo, Fabio Porta. Estão previstas apresentações de Piero Bassetti, Raffaele Marchetti, Nicola Mattoscio, Carmem Bizzarri, Morena Diazzi e Aldo Aledda, além de intervenções de parlamentares participantes do grupo, dos eleitos no exterior e de especialistas e protagonistas do mundo da emigração e da imigrações.
Será possível acompanhar os trabalhos através da página web da Câmara dos Deputados, com o seguinte link para a transmissão direta do evento https://webtv.camera.it/evento/22648
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta