Realizou-se ontem, 24 de março, um dia genovês intenso e profícuo para o parlamentar eleito do Partido Democrático eleito no exterior, Fabio Porta.
Acompanhado pelo executivo responsável pelo Museu da Emigração Italiana, Pierangelo Campodonico, o deputado visitou as instalações do Museu da Emigração Italiana inaugurado há apenas um anos.
“Finalmente um museu à altura da grande história da emigração italiana no mundo – disse Porta – inspirado em uma concessão moderna da emigração e da mobilidade, com uma utilização inteligente das novas tecnologias e ligado a uma grande rede dos principais museus da emigração no mundo”.
O Deputado Porta foi então recebido pelo Prefeito de Genova, Marco Bucci, na Câmara Municipal, para tratar da parceria com a cidade de Santos no Brasil e do ano internacional das raízes italianas no mundo.
“Encontrei grande interesse e disponibilidade por parte do Prefeito – declarou Porta – que é, há mais de vinte anos, um italiano no exterior e que apoiará com convicção i projeto que irá unir em uma ponte ideal a cidade de Gênova à de Santos, portos de partido e de chegada da emigração italiana no mundo”.
O dia encerrou no Museu do Mar, onde o Deputado eleito na América do Sul participou da apresentação do livro “Brasil & Itália: uma só alma” editado por Rosalie Gallo e Marcio Martelli.
“Uma emocionante sequência de histórias da emigração vivida e contada por descendentes diretos de nossos emigrados – concluiu Porta – um mergulho no passado projetado em um futuro próximo, pensando em uma Itália mais inclusiva e aberta ao mundo, País de emigração e imigração.”