“As nossas preocupações pelos atrasos na definição dos pedidos para o reconhecimento da cidadania italiana apresentadas pelos descendentes trentinos com base na lei n. 379 de 14 de dezembro de 2000 encontram uma confirmação na resposta do Sub Secretário do Interior, Deputada Wanda Ferro” – foi como se pronunciaram os Deputados Fabio Porta e Sara Ferrari signatários do questionamento de 18 de novembro passado.
“O Sub Secretário confirma que de 2003 a 2022 foram definidos 40.137 pedidos e que as solicitações em fase preliminar são ainda cerca de 400, correspondentes aproximadamente a 2.200 pretendentes. Devem ser acrescidas as solicitações recebidas diretamente das representações consulares através de correio eletrônico certificado e que ainda não foram registradas no sistema informático e para os quais – destacam os deputados do PD – não foram fornecidos referências e dados específicos”.
“Na resposta do governo especificam que no biênio 2020/2021 houve uma diminuição adicional na velocidade do tratamento das práticas devido á epidemia da Covid 19 e da diminuição das unidades de trabalho após a transição para a reforma e o bloqueio das tratativas. O Sub Secretário Ferro assegura entretanto que os prazos para exame dos pedidos estão em constante melhoria inclusive com o recurso do envolvimento da Comissão interministerial instituída junto á direção Central para os direitos civis, a cidadania e as minorias do Ministério do Interior e encarregada do exame conjunto de todas as solicitações. Podemos apenas esperar, após vinte anos da entrada em vigor de uma lei do Estado, que as melhorias anunciadas pelo governo se traduzam em fatos concretos respondente às justas expectativas dos cidadãos”, assim se pronunciaram os Deputados Porta e Ferrari.