Fabio Porta (PD) e Andrea Matarazzo (PSI) são candidatos ao Parlamento italiano na América do Sul.
Com o lema de campanha “A União faz a força”, Fabio Porta (PD) e Andrea Matarazzo (PSI) são candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado, respectivamente, nas eleições italianas que serão realizadas no próximo dia 25 de setembro. Entre as propostas divulgadas por suas assessorias, estão a valorização da cidadania “ius sanguinis” e o aumento da transferência de recursos para melhorar o atendimento prestado pelos consulados. Veja a seguir.
CIDADANIA – Valorizar a cidadania “ius sanguinis” investindo na promoção da língua e da cultura italiana, no sistema de representação democrática e no fortalecimento da informação para os italianos do Brasil.
SERVIÇOS CONSULARES – Consolidar o “fundo da cidadania” transferindo aos Consulados 50% da arrecadação para melhorar o atendimento e eliminar as longas filas de espera, instituindo um ‘help desk’ sobre todos os serviços consulares e ajustando a legislação para que os consulados atendam de forma ágil e eficiente.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO – Criar canais de informação para que os italianos do exterior tenham mais informações a respeito da Itália, como oportunidades de estudos, empregos e benefícios.
TURISMO – Levar aos italianos fora da Itália a imensa variedade de eventos culturais que existem na Itália, para que as comunidades conheçam melhor as suas origens. Investir no turismo de raízes, aumentando os vôos entre Itália e América do Sul.
BOLSAS DE ESTUDO, ESTÁGIOS E CONCURSOS – Promover programas de intercâmbio estudantil para jovens das duas nações e incentivar estágios e concursos junto a empresas, gerando oportunidades de trabalho.
CURSOS – Facilitar o reconhecimento de cursos brasileiros na Itália e vice-versa, de forma que os jovens cidadãos italianos fora do país tenham seus currículos reconhecidos para poderem exercer suas profissões nos dois países, abrindo uma enorme oportunidade de empregos e acesso a toda Europa.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – Compatibilizar e simplificar a legislação para facilitar a parceria entre as médias, pequenas e microempresas italianas e brasileiras, visando incrementar a troca de tecnologia e investimentos.
INCENTIVOS FISCAIS – Adequar lei de incentivos fiscais para possibilitar que as empresas implantadas na Itália alcancem o benefício ao patrocinar projetos culturais de interesse da Itália, mesmo fora do país, como projetos de restauro de edifícios históricos de autoria de italianos e construídos no exterior.
ASSISTÊNCIA À SAÚDE – Garantir aos italianos residentes no exterior a assistência de emergência em toda estrutura hospitalar italiana e, no que se refere ao Brasil, implementar o acordo firmado entre os dois países em 2008, que prevê forte cooperação para a prevenção, promoção, modernização e desenvolvimento dos serviços de saúde.
Fonte: Oriundi.Net 08.09.22