Porta (PD): para as pensões na Venezuela, cabe ao Governo decidir a passagem ao câmbio SIMADI

Roma, 11 de março de 2016 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

O Presidente da sessão italiana do Grupo Parlamentar Itália-Venezuela considera possível uma solução próxima para o caso e volta a insistir com os Ministérios competentes

Com uma nova carta aos Ministérios competentes, o Deputado Fabio Porta lembra a preocupada espera dos aposentados residentes na Venezuela e repete as iniciativas que foram realizadas para chegar à solução do problema.

O INPS forneceu aos Ministérios do Trabalho e da Economia todas as informações pedidas sobre os custos de uma eventual passagem – para o pagamento das pensões do INPS – do câmbio oficial CENCOEX, muito penalizante, ao câmbio paralelo SIMADI (mais real e justo) e agora se aguarda finalmente uma decisão. A utilização do câmbio SIMADI permitiria aos nossos aposentados ter recuperados seus benefícios sociais (tratamento mínimo, aumento social, cheque familiar) e portanto um pequeno mas indispensável apoio à sua subsistência, que se tornou precária devido à grave crise econômica na Venezuela. O MEF solicitou também recentemente os eventuais custos da utilização de um outro câmbio, o chamado SICAD, mas descobriu-se que tal câmbio não modificaria a situação e que portanto o Governo Venezuelano recentemente anunciou sua extinção. Devemos agora esperar que cheguem rapidamente à decisão e que se escolha, para a opção de câmbio, o SIMAD e, principalmente, que o percurso administrativo não emperre por razões meramente formais pois as premissas, inclusive as econômicas, para a decisão mais justa, mais sábia e mais humana, todas existem.

Curta e compartilhe!