Fabio Porta, Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo e a promoção do Sistema País da Câmara dos Deputados, exprime a satisfação das coletividades italianas no exterior
Agradecemos ao Presidente da República por ter lembrado, em seu discurso no Parlamento, que os italianos no mundo são parte da “esperança” que, neste momento, o país precisa.
Chegam para mim agora, de todas as partes do mundo, mensagens emocionadas e entusiastas pela “saudação afetuosa” que o Presidente fez questão de dirigir aos nossos compatriotas que vivem no exterior.
Uma saudação ainda mais significativa pois está ligada ao sentimento de “unidade nacional” e à restituição de um “horizonte de esperança” ao nosso País, que experimenta uma das mais longas crises do pós guerra.
Para o Presidente da República, essa esperança poderá ser concreta somente se soubermos “reconstruir os elos que unem a sociedade”; e “para essa ação são convocadas todas as forças vivas de nossas comunidades, no País como no exterior”.
O pensamento e a saudação dirigida pelo novo Presidente aos italianos no mundo não é uma passagem formal, mas substancial: as nossas grandes comunidades que vivem no exterior podem realmente tornar-se parte determinante do resgate e do futuro do nosso País, restituindo-lhe uma esperança concreta.
Obrigada, Presidente, em nome dos milhões de italianos no mundo, por ter descrito com palavras simples e eficazes a extraordinária riqueza que nos podemos ainda representar!